Freios - Saiba como funciona
A maioria dos automóveis usa dois diferentes sistemas de freio: a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
Sistema hidráulico
Os freios funcionam através de um sistema de pistões, mangueiras flexíveis e pequenos tubos de metal, por onde circula o fluído de freio. Ao pisar no pedal do freio, acionamos o cilindro mestre - um pistão - que vai pressurizar o fluído. É esse fluído que transmite a pressão exercida no pedal até as rodas, acionando os mecanismos para a frenagem.
A maioria dos automóveis usa dois diferentes sistemas de freio: a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Alguns modelosmais modernos já saem de fábrica com sistema de freio a disco nas quatro rodas.
Freio a disco:
Nele as pastilhas de freio, acionadas pelo sistema hidráulico, comprimem um disco, o qual perde velocidade devido ao atrito entre as peças. O disco fica acoplado (parafusado) à roda, conseqüentemente o veículo também perde a velocidade.
O atrito entre as peças (pastilhas com o disco) causa o desgaste das pastilhas: é hora da troca.
Não existe prazo específico, mas a durabilidade média das pastilhas é de 25 a 35 ,il quilômetros.
Se ao acionar o freio existir trepidação no pedal e ruído estridente nas rodas, é sinal de pastilhas gastas.
Freio a tambor:
Neste caso são as lonas que exercem pressão contra uma superfície giratória, chamada de tambor.
A pressão ocorre na parte interior do tambor.
As lonas têm duração bem maior que as das pastilhas, pois praticamente todo o processo de frenagem ocorre nas rodas dianteiras.
Freio de mão:
Conhecido também como freio de estacionamento, é um freio mecânico constituído por um sistema de alavancas que trava as rodas traseiras. Funciona através do freio a tambor. Sua função é impedir que o carro se mova quando estacionado.
Sistema ABS [Anti-lock Braking System]:
ABS, ou Sistema de Freio Anti-Travamento, é um sistema especial de freios que não deixam as rodas travarem, Possibilita uma freada em curva equilibrada e muito eficiente. Nem todos os veículos vêm equipados com este sistema.
-
Solução caseira resolve amarelados dos faróis
Apesar de existir um kit pronto para tirar o amarelado do farol, é possível obter o mesmo resultado com uma receita caseira. Ver
-
Flex – O que é?
A tecnologia Flex é fruto de pesquisas norte-americana, Européia e japonesa, que se iniciaram na década de 80. Ver
-
VANTAGENS DA DIREÇÃO HIDRÁULICA E PRINCIPAIS DEFEITOS
O fluido pode estar vencido, com o nível baixo ou misturado com ar (bolhas) (obs: o fluido pode ser completado desde que com fluido similar). Ver
-
Dicas de segurança em seu veículo - veja como isso pode salvar sua vida
Antes de pegar a estrada faça um checklist preventivo! Ver
-
Problema na suspensão?
seu carro pode estar com folga na suspensão Ver