Dicas de segurança em seu veículo - veja como isso pode salvar sua vida

Antes de pegar a estrada faça um checklist preventivo!


Fonte: pixabay.com


Depois de conquistar o carro dos sonhos, é preciso pensar no depois, e isso inclui o importante Checklist, que merece de tanta atenção quanto a escolha do carro. É muito comum os motoristas acharem que só é preciso fazer as corretas manutenções e conservações do veículo apenas quando ele apresenta problemas, mas muito pelo contrário, é essencial que seja feito antes para evitar acidentes e problemas na estrada e na cidade.


Acabou de ver aquele maravilhoso Uno à venda? Calma, é muito importante conhecer e estar sempre atento às peças que fazem parte do carro, como pneus, motor, limpadores de para-brisas e bateria. Assim, você sempre poderá utilizar o veículo para ir trabalhar, estudar ou até mesmo para sair com a família e amigos em segurança e sem esquentar a cabeça. Vale lembrar que o Checklist não é apenas uma obrigação de quem não possui um carro zero quilômetro, é para todos!


 O que é Checklist?


Vai pegar seu Sandero seminovo e viajar com a família no final de semana? Antes de aproveitar aquela viagem gostosa e curtir com toda a família, faça um Checklist! É necessário conferir até o ultimo detalhe, para evitar problemas e acidentes na estrada e poder aproveitar o descanso da melhor forma possível. Por isso, separamos exclusivamente para você alguns itens importantes que merecem toda sua atenção. Continue lendo e confira!


Para quem não sabe, o Checklist é uma lista de tarefas que precisa ser realizadas, antes de uma viajem ou da rotina do dia a dia. Sendo assim, é indicado que seja feita uma lista com todos os itens que devem ser conferidos, para não ter perigo de acabar deixando passar algum detalhe, como:



  • Combustível;

  • Filtros;

  • Situação dos freios;

  • Calibragem dos pneus;

  • Situação dos fusíveis;

  • Nível de bateria;

  • Situação do estepe;

  • Funcionamento das luzes dos piscas;

  • Motor.


Cuidados com a manutenção dos freios, do motor e dos pneus.


Os freios são um dos itens mais importantes para o veículo, já que eles são os principais responsáveis por evitar problemas e acidentes no transito. Sendo assim, é indicado que eles sejam conferidos de forma periódica e com muita responsabilidade. Mas afinal como identificar quando eles começam ter falhas? Existem três sinais básicos que são fáceis de perceber:



  • Identificar quando as pastilhas precisam ser substituídas é simples, basta sentir o barulho de ferro com ferro durante as frenagens;

  • O pedal de freio muito baixo pode ser sinal de falta de fluído;

  • Trepidação no volante pode ser sinal de disco empenado.


É fundamental prestar atenção nos barulhos do motor, já que é através dele que vamos identificar os principais problemas e aquilo que não está funcionando como deveria. Ao estar com problemas o motor pode apresentar vários ruídos estranhos que são facilmente percebidos pelo motorista e passageiros. Portanto, se você está pensando em comprar seu Gol usado em Curitiba, fique atento a este item que pode ser um alerta!


Neste caso, dobre sua atenção e cuidados com o escapamento. Se possível faça um teste para verificar que tudo esteja em ordem, é rápido e pode ser feito pelo próprio dono do caro. Basta ligar o carro, deixar aquecer e realizar algum gasto de combustível que ocasione fumaça no escapamento. Se a fumaça for com cheiro forte e cor bem escura é sinônimo de problemas no motor. Mas, qual é o motivo pelo qual isso ocorre? São vários, podendo ser o principal a queima de óleo vazado ou uma má condição térmica do motor.


Os pneus também fazem parte do Checklist preventivo e são tão importantes quanto os freios e o motor, já que correspondem a uma das principais causas de acidentes graves no trânsito. Se são encontradas falhas na calibragem dos pneus, é recomendado que o veículo seja imediatamente levado para um centro automotivo. Na oficina serão realizados todos os procedimentos de verificação e conservação dos mesmos. Nestes casos, é feita a calibragem correta dos pneus junto com o alinhamento.


Os vidros são rápidos e fáceis de verificar, esteja sempre atento e observe se existe algum trincado. Muitas vezes os seguros oferecem esse serviço, com valores accessíveis permitindo que seja realizado sempre que for preciso. A marcha também precisa de cuidados, quando é difícil de ser trocada ou tem certa dificuldade para entrar pode ser problema no fluído de transmissão ou embreagem. Além desses fatores que foram mencionados é preciso compreender que cada carro se comporta de forma diferente e pode apresentar problemas particulares.


Quais são os erros que devem ser evitados?


Como já foi mencionado anteriormente, o Checklist é muito importante para uma viagem segura na estrada ou na cidade, por isso é preciso que seja feito com muita segurança e cuidado. Ao fazer estas tarefas no veículo existem alguns detalhes que acabam passando despercebidos e acabam diminuindo a vida útil do carro.


Entre todos os itens que precisam de atenção, o óleo é um dos principais. Sendo assim, não deixe de lado o manual do proprietário e siga todas as orientações possíveis. Contudo, evite colocar um óleo inapropriado no seu motor ou demorar muito tempo para realizar a troca, tudo isso é determinante para o bom funcionamento do veículo.


Onde pode ser feita a manutenção correta do carro? Quando for casos mais simples e que não exigem de tanta complexidade, pode ser feito na própria garagem da casa, claro sempre tomando os devidos cuidados. Para casos mais complexos, é indicado que ele seja encaminhado a oficinas especializadas.


Procure sempre profissionais capacitados e de confiança para realizar o serviço, já que é necessário que seja feito com cuidado. Se o problema for muito complexo, pergunte para mais de uma pessoa sobre o que pode ser e não aceite a primeira opinião sobre o assunto, afinal prevenir é o melhor remédio para todos!


O texto esclareceu suas dúvidas sobre Checklist? Continue acompanhando nosso blog e saiba tudo sobre a manutenção e cuidados com seu veículo. Compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e faça já um Checklist preventivo!